Software de Geração do Sorteio


O software de Sorteio Eletrônico da Nota Salvador foi desenvolvido pelo IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo para a Secretaria Municipal da Fazenda da Prefeitura do Salvador. É baseado em padrões abertos, como o algoritmo de criptografia AES, utilizado para gerar números aleatórios confiáveis, e a linguagem de programação Java, na qual foi desenvolvido o software. Para o sorteio de prêmios da Nota Salvador foi escolhido como semente 16 dígitos da extração da Loteria Federal, que possui as características de imprevisibilidade, tão necessárias para o perfeito funcionamento do algoritmo.
Utilizando-se do software de Sorteio Eletrônico, abaixo, e com os dados de entrada do sorteio (quantidade de bilhetes, quantidade de prêmios e "semente") pode ser obtido os números dos bilhetes premiados. é importante ressaltar que a "semente" é extraída a partir da Loteria Federal em datas estabelecidas em cronograma do sorteio do Programa Nota Salvador.

Download Software de Sorteio - Sorteio.jar
Configuração mínima necessária:
- Memória RAM de 1Gb
- Java Versão 6.0. Caso não possua, acesse o link http://java.com/pt_BR/download

CÓDIGO HASH - Integridade do Arquivo


Com o objetivo de assegurar a integridade do arquivo do software que contém o algoritmo matemático para a apuraçao dos bilhetes premiados, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT, foi publicado no site da Nota Salvador o código "hash" referente ao software (versão 1.20.20): fe755527987a9e289423280874178e4a
O código "hash" refere-se à codificação gerada pelo algoritmo público denominado "Message Digest Algorithm 5 - MD5".

Um hash é uma sequência de bits gerada por um algoritmo de dispersão, em geral representada em base hexadecimal, que permite a visualização em letras (A a F) e números, representando 2 bytes cada. O conceito teórico diz que hash é a transformação de uma grande quantidade de informações em uma pequena quantidade de informações.

Essa sequência busca identificar um arquivo ou informação unicamente. Por exemplo, uma mensagem de correio eletrônico, uma senha, uma chave criptográfica ou mesmo um arquivo. É um método para transformar dados de tal forma que o resultado seja (quase) exclusivo. Além disso, funções usadas em criptografia garantem que não é possível a partir de um valor de hash retornar à informação original.

O processo é unidirecional e impossibilita descobrir o conteúdo original a partir do hash. O valor de conferência (check-sum) muda se um único bit for alterado, acrescentado ou retirado da mensagem.
(Fonte: www.wikipedia.org).

Coleta de dados externos para gerar os bilhetes aos consumidores



O parágrafo 1º do artigo 3º da Instrução Normativa SEFAZ/DGRM Nº 11 de 03/12/2013 estabelece que a apuração dos contemplados do sorteio da Nota Salvador será efetuada de forma eletrônica, mediante a utilização de algoritmo matemático.

O parágrafo 2º prevê que a geração dos bilhetes contemplados será efetuada por meio de digitação de uma semente com a seguinte composição: utilização dos 4 (quatro) últimos dígitos, na ordem do milhar para a unidade, de cada número ganhador dos 4 (quatro) primeiros prêmios da extração da Loteria Federal.
Segue abaixo a exemplificação da coleta dessa sequência de números que denominamos de SEMENTE:

Resultados da Loteria Federal
Extração xxxx
dd/mm/aaaa
Pr?mio A B C D E B C D E
Pr?mio F G H I J G H I J
Pr?mio K L M N O L M N O
Pr?mio P Q R S T Q R S T
 
SEMENTE: B C D E G H I J L M N O Q R S T


RELATÓRIO TÉCNICO DO IPT - INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS


Para visualizar o Relatório Técnico do IPT clique aqui.


Histograma do Sorteio


Análise de Resultados do Sorteio preparada pelo IPT clique aqui.